Como fazer Bolo formigueiro de iogurte

0
529
Bolo Formigueiro com iogurte

Dizem que o bolo formigueiro de iogurte deve ter surgido no período colonial, em grandes fazendas do interior de Minas ou no Nordeste, e provavelmente a história deve ter seus ingredientes anedóticos.  O certo é que, independente do lugar em que foi feito pela primeira vez, é uma delícia. Acredita-se que a elaboração de bolo formigueiro de iogurte exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e uvas passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram. Nero, por exemplo, os apreciava bastante. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. Sabemos que quase todo mundo tem uma receita de bolo simples, aquele bolo da vovó, da mãe, aquela receita básica que serve não apenas para preparar o bolo, mas também para servir de base a qualquer bolo de todos os sabores que você pode imaginar. 

Tempo de Preparo: 1h20  Rendimento: 8 porções

Ingredientes

4 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de iogurte natural

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de chocolate granulado

1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Margarina e farinha de trigo para untar

Cobertura

200g de chocolate ao leite derretido

100g de chocolate branco derretido

Modo de Preparo

1- No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o iogurte, o açúcar e a farinha de trigo até ficar homogêneo.

2- Transfira para uma tigela e misture o granulado e o fermento com uma colher.

3- Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar levemente.

4- Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

5- Cubra com o chocolate ao leite de e decore com chocolate branco derretido.

6- Sirva em seguida.

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta