Imprimir

Alfajores Argentinos

alfajores argentinos

O nome vem de “al-hazu” que em árabe significa recheado. O original era feito de amêndoas, mel e avelãs. Do mundo árabe, foi para a Espanha e depois para a Argentina. A receita mudou e, desde 1869, pelas mãos de um francês, se tornou um produto nacional argentino. Confira e prepare hoje mesmo essa receita de alfajores argentinos que além de deliciosos, são perfeitos para a família!

Ingredientes

Escala

200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
2 gemas
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de mel
meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
meia colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
farinha de trigo para polvilhar
manteiga para untar

Ingredientes – Recheio
1 lata de Doce de Leite Cremoso

Ingredientes – Cobertura
3 tabletes de Cobertura Chocolate com Leite (1,5 kg)

Modo de Preparo

  1. Bata a manteiga com o açúcar, o ovo e as gemas na batedeira e reserve. À parte, misture a farinha de trigo, o mel, o bicarbonato, o fermento e, se quiser, a essência de baunilha.
  2. Junte à mistura de manteiga reservada. Trabalhe bem a massa até ficar lisa e macia. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  3. Abra a massa com um rolo entre dois filmes plásticos, deixando com espessura de 0,5cm.
  4. Com um cortador próprio, recorte círculos de cerca de 5cm de diâmetro e arrume-os em uma assadeira untada e enfarinhada.
  5. Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 8 minutos (sem dourar muito). Retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira, coberto com papel-manteiga.
  6. Modo de Preparo – Cobertura:
    À parte, derreta o Chocolate conforme as indicações da embalagem e banhe os alfajores um a um. Coloque-os sobre papel de alumínio ou papel-manteiga e deixe secar.
    2. Se quiser, embrulhe os alfajores depois de secos, um a um, em papel celofane; -Caso não tenha cortador apropriado, improvise com outro utensílio com medida equivalente (copo ou xícara); -Para manter a maciez, é importante não deixar os discos dourarem demais. Caso contrário, a massa ficará ressecada, com aspecto de biscoito.