Como fazer Pudim de Abacaxi

0
1582
Pudim de abacaxi

A origem do pudim de leite condensado. Essa sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi ensinada para nós brasileiros, já que eles eram nossos colonizadores, pegamos o gosto pelo doce bem rápido. Nessa época o pudim de abacaxi era feito de leite ainda, não de leite condensado. Pudim por aqui e em Portugal quer dizer preparação de consistência cremosa e doce. O pudim recebeu o nome de pudim marfim, por conta da sua cor. Ele era preparado com ovos, farinha, açúcar, leite e favas de baunilha. Essa receita era muito apreciada por todos e famosa nas cidades portuguesas. Com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional. E aí, foi só sucesso.

Tempo de Preparo: 1h10(+4h de geladeira) Rendimento: 8 porções

Ingredientes do Pudim de Abacaxi

Pudim de Abacaxi

1 lata de abacaxi em calda escorrido (400g)

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de maisena

4 ovos

Calda 

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo do Pudim de Abacaxi

1- Para a calda, coloque o açúcar a água em uma panela e leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar um caramelo dourado.

2- Despeje em uma forma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e espalhe com cuidado. Reserve.

3- Corte o abacaxi em pedaços menores e coloque no liquidificador. Adicione o leite condensado, o leite, a maisena, os ovos e bata até ficar homogêneo.

4- Coloque na forma caramelizada já fria e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 45 minutos ou até firmar.

5- Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas.

6- Retire, desenforme e sirva, se desejar, decorado com pedaços de abacaxi.

Dica: Você pode decorar seu pudim com pedaços de abacaxi inteiros ou cortar em pedacinhos. De qualquer modo que escolher vai ficar lindo e uma delícia!!!

Sirva em uma louça bem bonita para deixar o prato mais elegante.

Uma ótima receita para servir em um almoço de domingo com a família.

Bom Apetite.

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta