Baião de dois

0
3497

O Baião de Dois é uma receita típica do Nordeste, especialmente do estado do Ceará. Existem diversas formas de fazer um baião de dois, mas os principais ingredientes da mistura são o feijão verde e o arroz. O termo ‘Baião’ vem do nome de uma dança típica que foi muito difundida pelo cantor que ficou conhecido em todo o Brasil como o “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Pelo prato ser um dos mais populares na região, ganhou até música criada pelo cantor e o compositor Humberto Teixeira. O prato teria surgido num período de muita seca do nordeste e para não desperdiçar comida, a população costumava misturar os ingredientes com arroz e feijão. Com o passar do tempo, a receita foi sendo aprimorada e foram acrescentados outros ingredientes escolhidos pelos cozinheiros.

Tempo de Preparo: 1h30  Rendimento: 10 porções

Ingredientes do Baião de dois

4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa

1 xícara (chá) de bacon em cubos

1 gomo de linguiça calabresa em cubos

400g de carne-seca dessalgada em cubos

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

2 xícaras (chá) de arroz branco cru, lavado e escorrido

4 e 1/2 xícaras (chá) de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de feijão-de-corda cozido com o caldo

1/3 de xícara (chá) de coentro picado

1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada

1 xícara (chá) de queijo coalho em cubos

Modo de Preparo 

1- Em uma panela de pressão, em fogo médio, derreta a manteiga e frite o bacon até dourar. Adicione a calabresa, a carne-seca, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos.

2- Acrescente o arroz e refogue, mexendo por 2 minutos. Cubra com a água e tempere com sal e pimenta. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 10 minutos depois de iniciada a pressão.

3- Desligue, deixe sair a pressão e abra a panela. Volte a panela ao fogo, adicione o feijão, o coentro, a pimenta e cozinhe por mais 5 minutos.

4- Desligue o fogo, misture o queijo coalho, transfira para uma travessa e sirva.

 

 

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta