Pudim de Mandioca (macaxeira)

0
1908

O Pudim de Mandioca (macaxeira) a receita é de dar água na boca. A mandioca-doce (também chamada macaxeira ou aipim) pode ser consumida diretamente, bastando descascá-la e cozinhá-la, podendo ser frita ou não após o cozimento. A mandioca é classificada pela quantidade de ácido cianídrico que possui, podendo ser a mansa (também chamada de doce, macaxeira ou aipim) ou abrava, que é venenosa. É uma raiz nativa da Amazônia brasileira e existem quase 250 variedades. O cultivo da mandioca começou no primeiro milênio a.C na bacia do amazonas por diversas tribos indígenas e, aos poucos, para toda a América.  É considerada planta rústica e com ampla capacidade de adaptação, sendo cultivada em todas as regiões tropicais, adaptando-se às mais variadas condições de clima e solo. A mandioca (macaxeira ou aipim) é muito apreciado pelos brasileiros. Esse ingrediente pode ser colocado em várias receitas doces e salgadas. Vale a pena experimentar.

Tempo de Preparo: 1h30 (+4h de geladeira)  Rendimento: 10 porções

Ingredientes do Pudim de Mandioca (macaxeira)

1 xícara (chá) de açúcar

500g de mandioca (macaxeira) ralada crua

1 lata de leite condensado

4 ovos

2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)

1 vidro de leite de coco (200ml)

Modo de Preparo do Pudim de Mandioca (macaxeira)

1- Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até derreter e virar caramelo. Retire do fogo, espalhe em uma fôrma de buraco no meio de 30cm de diâmetro e reserve.

2- No liquidificador, bata os demais ingredientes até ficar homogêneo.

3- Despeje na fôrma caramelizada e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 1 hora ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.

4- Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas.

5- Desenforme e sirva em seguida.

 

 

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta