Trufa de Paçoquinha
A paçoca é, sem dúvidas, o doce preferido do brasileiro, mas nem todo mundo sabe qual é a sua história. A paçoca servia como alimento dos garimpeiros que saíam para procurar diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná, e teve origem nos alforjes dos tropeiros e dos senhores das sesmarias dos Campos Gerais. A paçoca de carne servia como refeição dos tropeiros, que levavam até 20 dias para chegar aos destinos e precisavam de uma refeição que fosse preparada rapidamente. Com o passar dos anos ela foi aperfeiçoada com outros ingredientes e passou a ser industrializada comercialmente. O nome “paçoca” vem do termo indígena PA-SOKA, que quer dizer “esmagar com as mãos”, referindo-se ao modo antigo de preparo, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão. Confira e prepare hoje mesmo essa trufa de paçoquinha que vai agradar a todos que a provarem! Perfeito para sua família!
- Tempo De Preparação: 30 minutos
- Tempo Total: 26 minutos
- Rendimento: 30 unidades 1x
Ingredientes
300gramas de chocolate meio amargo
200 gramas de chocolate ao leite
500 gramas de chocolate ao leite
150 ml de creme de leite
2 colher (sopa) de licor de chocolate
1 colher (chá) de essência de chocolate
Ingredientes recheio de paçoquinha
250 gramas de amendoim torrado e moído
4 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
1 colher (café) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
- Derreta juntos, os dois chocolates da cobertura e faça casquinhas nas formas.
- Preencha as casquinhas com um pouco da massa da trufa e um pouco de paçoquinha.
- Cubra as casquinhas com chocolate derretido e leve para a geladeira até que a forma fique opaca no ponto de desenformar.
Notas
A trufa paçoquinha tem várias versões. Uma delas é fazer um brigadeiro branco e, quando pronto, acrescentar paçoquinhas industrializadas esfareladas na massa. Esperar esfriar, enrolar, dar banho no chocolate tido e colocar sobre papel manteiga para secar.