Escondidinho cremoso de carne seca

0
1944
Escondidinho cremoso de carne seca

O escondidinho cremoso de carne seca é sem dúvida uma comida bem brasileira. Trata-se de um prato famoso da cozinha pernambucana, de origem africana, também conhecido como “gratinado de macaxeira com carne de sol”. O nome se explica pela própria composição do escondidinho: o recheio permanece oculto até que se inaugure a travessa. Lá embaixo haverá camadas de purê de mandioca, carne de sol desfiada, refogada com cebola e tempero verde, novamente purê de mandioca e por último queijo mussarela ou queijo de coalho. Simples, absolutamente delicioso e equilibrado nos sabores, na textura, ainda com a vantagem de ser bem brasileiro.

Tempo de Preparo: 45min  Rendimento: 4 porções

Ingredientes do Escondidinho cremoso de carne seca

3 colheres (sopa) de manteiga

2 cebolas fatiadas

500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

3 xícaras (chá) de mandioca

1/2  xícara (chá) de leite

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

4 colheres (sopa) de queijo coalho ralado

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo 

1- Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebolo por 5 minutos. Acrescente a carne e refogue por 5 minutos.

2- Cozinhe a mandioca e passe ainda quente pelo espremedor. Coloque na panela e junte o leite quente, aos poucos, mexendo até obter um creme. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde,

3- Transfira para um refratário redondo. Cubra com colheradas de requeijão, com o queijo coalho e o parmesão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos.

4- Sirva em seguida.

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta