Bolo de abacaxi invertido

0
1650

É uma receita super básica, mas esse Bolo de abacaxi invertido além de delicioso é muito charmoso e cai muito bem em qualquer festinha ou ocasião mais especial, por isso recomendo que você salve nos seus favoritos para testar qualquer dia desses quando você quiser arriscar algo mais elaborado na cozinha! Aproveite esses dias de festas de final de Ano e faça para toda sua família.

Ingredientes do Bolo de abacaxi invertido

10 fatias de abacaxi maduro
03 colheres de sopa do suco de abacaxi
Cerejas em calda ou ameixas para decorar (não usei!)
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
02 ovos
01 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

 

Modo de Preparo 


1- Unte a forma com margarina ou manteiga e ao invés de polvilhar farinha de trigo, use açúcar. Isso é o que possibilitará que se forme uma calda e o abacaxi fique cozido.
2- Retire os miolos das fatias de abacaxi, e as arrume no fundo da forma – se for enfeitar com ameixas ou Cerejas, coloque-as agora no meio das rodelas de abacaxi.

3- Bata bastante a manteiga com o açúcar, e em seguida acrescente os ovos. Mais uma vez, misture bem.

4- Em seguida, acrescente a farinha, o suco de abacaxi e, por último, o bicarbonato e o fermento. Ressalto que, como dito, pode-se usar qualquer massa de bolo branco e, inclusive, aqui se pode trocar o suco de abacaxi por leite, para ficar um bolo mais neutro e o gosto do abacaxi só ser notado quando se come o pedaço da fruta.

5- Coloque a massa pronta na forma – que já está preparada com os abacaxis – e se necessário espalhe com uma espátula para nivelar. Leve ao forno pré aquecido (200º) por aproximadamente 25 ou 30 minutos, ou até passar no teste do palito.

6- Só esfriar e desenformar. Para evitar de o abacaxi colar na forma, sugiro o truque de levar a assadeira direto à chama do fogão, com o fogo bem baixo, pois aí o caramelo derrete e solta mais facilmente.

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta