Como fazer Tutu de Feijão prático

0
3116

Um prato bastante brasileiro é o Tutu de Feijão, feito e apreciado em várias partes do país. Mas você sabe como essa receita veio parar em terras brasileiras? Tudo começou com os escravos na época em que os bandeirantes adentravam pela mata capturando índios e abrindos caminhos com a ajuda de diversos escravos em busca de ouro. O escravos se alimentavam do resto do caldo de feijão que ficava na panela dos senhores. Então, eles misturavam com a farinha de mandioca e comiam. O feijão era uma comida essencial para esse grupo: ele crescia facilmente na beira dos rios e é rico em ferro, ou seja, consegue oferecer maior fôlego para o trabalho braçal necessário. Por isso, o Tutu de Feijão se tornou um prato tipicamente paulista e também passou a ter uma versão mineira justamente por conta da presença do grupo dos bandeirantes nessas regiões.

Tempo de Preparo: 15min  Rendimento: 4 porções

Ingredientes

100g de bacon em cubos

1 gomo de linguiça calabresa em cubos

1 dente de alho picado

1 e 1/2 xícara (chá) de feijão carioca cozido em caldo

Sal, molho de pimenta vermelha e cheiro verde a gosto

1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca fina (aproximadamente)

Modo de Preparo

1- Aqueça uma panela, em fogo médio, e refogue o bacon na própria gordura por 3 minutos.

2- Adicione a linguiça e frite até dourar.

3- Acrescente a cebola, o alho e refogue por mais 2 minutos.

4- Despeje o feijão e deixe levantar fervura. Tempere com sal e molho de pimenta.

5- Polvilhe com a farinha, ao poucos, mexendo até obter a consistência desejada.

6- Se necessário, acrescente mais farinha. Despeje em uma travessa, polvilhe com o cheiro-verde e sirva, se desejar acompanhado de salada de alface.

 

Quer emagrecer? Com UOL Dieta você tem cardápio personalizado e aulas com profissionais. UOL Dieta é um aplicativo de reeducação alimentar que conta com várias funcionalidades, como diário de pontos, chat com nutricionistas, práticas de exercícios e avaliações para acompanhar a sua evolução. Dê o primeiro passo e comece a emagrecer agora! Clique e confira!

Deixe uma resposta